Tornillo

Criado por Paolo Bascetta, minha mãe "renomeou" o kusudama como Sputnik. Não porque se pareça com o satélite russo, mas porque ela achou parecido com o satélite russo que aparece no filme O Homem do Sputnik.

As peças são fáceis de fazer, fiz as 30 num instante, mas descobrir como se encaixam foi complicado. Mas me diverti horrores fazendo "pequenas navezinhas espaciais" quando descobri como se encaixavam! =D

Vai uma sessãozinha de fotos. Não verei minha câmera tão cedo, então as próximas fotos no blog, por pelo menos 2 semanas, serão de qualidade mais baixa. A câmera do celular é boa, mas tem resolução baixa.


De Origami

De Origami

De Origami

De Origami

Tornillo de Fernanda Eggers em Origami


Uma boa semana! =D

Loop


Uma foto do meu primeiro Loop. Esse kusudama é meu queridinho. ^^ Acho a coisa mais linda desse mundo.

Tenho um novo Loop com uma história bem legal, mas não estou com as fotos no momento, então depois venho falar dele aqui. =)

Esqueci de dizer nos outros posts, mas tenho todos os diagramas dos origamis que posto aqui em jpeg ou pdf. Então, se quiser algum, é só me mandar um e-mail pedindo que mando o diagrama com o maior prazer: fernandaeggers@yahoo.com

Bom fim de semana e boas dobrinhas para todos!

Luminous

Foi um kusudama que adorei fazer!

Meu primeiro foi feito em papel laminado prateade e ficou bem "origami de ano novo". Ou espacial...
Trabalhar com papel laminado é legal, porque ele obedece bem às dobras.

O Luminous também foi criado por Makoto Yamaguchi e está no livro Kusudama Ball Origami. Nunca achei nada que dissesse o que esse kusudama representa, mas, para mim, significa um dia claro e alegre.

Pensando nisso, fiz um kit todo verde para dar para um amigo de aniversário no mês passado. A caixinha é a Tsuzura Box, da Tomoko Fuse, que está no livro Origami Boxes. O envelope foi de um diagrama solto que achei na internet.


Nem preciso dizer que ele adorou, né? ^^

Kusudama Crown

Fazia tempo que queria montar esse kusudama, mas não tinha tido tempo ainda.

O Crown é um Kusudama de Makoto Yamaguchi e está no livro Kusudama Ball Origami. Apesar de não parecer, utiliza 15 peças (uma delas é dividida em 4 para fazer as flores). Como eu estava com preguiça e só utilizei um tipo de papel, fiz com apenas 11 peças, mas gostei do resultado mesmo assim.

De Fernanda Eggers em Origami
De Fernanda Eggers em Origami


O "pom-pom" (tassel) de papel também é explicado no livro.

Tip: Colar a florzinha é melhor do que encaixá-la. Colar com super-bonder não dá muito certo (o papel fica transparente, demora para colar e, se não tomar cuidado, seus dedos colam antes do papel).

Até a próxima dobradura! ^^

Tsurus

Toda aula tem seus alunos que falam bobagem. Na cadeira de Psicologia da Criatividade não poderia ser diferente. Às vezes é pior, porque as pessoas inventam de ser criativas e falar umas coisas ainda mais estapafúrdias.

Não sou exatamente a pessoa mais paciente do mundo com quem está falando besteira, principalmente na TPM. Na última aula, resolvi aproveitar o tema e ser eu a criativa. Achei um papel da última campanha para reitor dentro do meu caderno e, quando as discussões começavam a chegar no limite do absurdo, cortava um pedaço do papel colorido e fazia um tsuru.

Acabei com três passarinhos dobrados. Como tenho o costume de dar os tsurus que faço na rua, tirei fotos com o celular e, no fim da aula, deixei o meu "exercício de paciência" na mesa do professor. Assim, quem quisesse, poderia levar um para casa.

De Fernanda Eggers em Origami

De Fernanda Eggers em Origami

De Fernanda Eggers em Origami


Não ficaram lindos? ^^
A qualidade das fotos não é das melhores, a câmera do celular não é exatamente uma profissional...

Nem só quando estão falando bobagem ao meu redor eu faço dobraduras. Ver um papel colorido na minha frente praticamente gera um impulso de trasformar em algum bichinho.

Tip: Se o panfleto for de papel bom e com cores bonitas, vale a pena guardar dentro do caderno ou agenda, se não tiver como recusá-los. Assim dá pra fazer umas dobrinhas na fila do banco, enquanto espera o professor ou enquanto espera os alunos exaltados se acalmarem e deixarem o professor prosseguir com a aula.

Roses

O Roses é um kusudama russo.
Fiz meu primeiro usando papéis de 10cm x 10cm, que ganhei numa troca de papéis que participei.
Ficou tão legal que uma amiga minha quis que esse fosse o envelope do convite do casamento dela.
Fiz um para ela dar uma olhada, usando papéis de 7,5 cm x 7,5 cm, deixando uma das extremidades abertas. Falta só descobrir como fechá-la de modo que possa ser aberta novamente. Pensei em fitas de cetim.



Olha aí, um ao lado do outro. O grande amassou, infelizmente, porque eu não tinha um bom lugar para guardá-lo.

Site com diagrama: http://kusudamas.narod.ru/rose.html

Tip: Tentei fazer um papel laminado dupla face. Descobri que é ótimo trabalhar com papel laminado, mas colar um no outro não dá muito certo. Ele fica molenga e com jeito de plástico. ¬¬

Colares

Nem só de origami vive essa arteira.

Sem muito o que fazer hoje, resolvi comprar umas miçangas para enfeitar meus futuros kusudamas e me deparei com um monte de coisinhas lindas na loja. Me empolguei e comecei a fazer colares. Ia fazer um com uma borboleta de origami também, mas agora não dá tempo.

Assim que fizer, venho postar a foto.






Espero que tenham gostado. =)
Até a próxima!

Começando

Olá! Resolvi criar esse blog especificamente para meus origamis, já que tenho um de textos aleatórios, o Free Time?, e um de cinema, o 16mm em Papel Couché.

Aprendi a fazer origami em uma feira japonesa que aconteceu em João Pessoa em 2005 (acho). Demorou um pouco para eu descobrir como a internet podia ser útil e o quanto eu poderia aprender sozinha. Demorei um bom tempo para fazer meus primeiros kusudamas, mas agora não paro mais!

Resolvi mostrar um dos primeiros que fiz, o Curler. Demorei um bocado para descobrir como juntar as pecinhas, mas resultou num lindo enfeite para a porta do meu quarto, com todo o jeito de arranjo de flores.Até o próximo post! ^^